Resultados da I Liga de Polo Aquático – Circuito Esportivo Clube Escola


Sábado, dia 22 de maio de 2010… Estádio do Pacaembu… momento histórico para o polo aquático de São Paulo e do Brasil… acontecia a “I Liga de Polo Aquático – Circuito Esportivo Clube Escola”.

Mais de 800 participantes das 15 Unidades contempladas no Programa Clube Escola. Muito sol, energia e o desafio de um evento inteiramente disputado em piscina funda. Desafio evocado pelos próprios alunos durante estes dois anos de projeto.

Mergulhe nas imagens e resultados deste dia tão intenso e marcante…

Classificaram-se para os jogos no Pacaembu e fizeram as semi-finais: Butantã (pela Zona Oeste) X Jardim São Paulo (pela Zona Norte) e Santo Amaro (pela Zona Sul) X Cambuci (pela Zona Leste)!

Para conferir a Fase de Classificação clique aqui.

Disputaram o bronze: Cambuci X Butantã. Disputaram o ouro: Jardim São Paulo X Santo Amaro.

Para levar a medalha, não bastava ganhar dentro d’água. As equipes que venciam no tempo regulamentar levavam 2 pontos, as que perdiam levavam 1 ponto.

Após os quatro quartos de jogo, promovemos o 5º tempo. O tempo da Mediação (para checar os detalhes clique aqui). Três pontos ainda em jogo que se somavam à pontuação da partida.

Ainda nada definido! Além da participação nos jogos, muito foi construído fora das piscinas. Avaliação de Grupo. Divididos por critérios Comportamentais (torcida, organização, união, respeito aos combinados, cuidado com o material) e critérios de Criação (hino do time, nome do time, bandeira, mascote). Todos estes elementos foram somados para a consagração da Área de Coordenação campeã. Zona Leste? Zona Sul? Zona Norte? Zona Oeste?

A seleção dos dezesseis alunos que representariam dentro d’água cada um dos 15 Clubes na Liga foi feita pelos próprios alunos. Cada turma criou, durante as aulas, critérios para decidir quem participaria dentro e fora d’água. Assim, todos os alunos tinham papéis importantes para seu grupo, seja na piscina, jogando… seja fora dela, criando, torcendo…

A vibração das torcidas…

Muita criatividade e energia na apresentação dos hinos, bandeiras e mascotes

Nossa equipe avaliando cuidadosamente…

Antes dos resultados, foram premiados os destaques da Liga…

O representante do Clube Escola Vila Curuçá recebe de André Cordeiro (o Pará, goleiro da seleção Brasileira durante 27 anos) o troféu de destaque do Hino do Time, com o Samba do Curuçá:

Das mão de Daniel Mameri (capitão da seleção brasileira durante 15 anos), a representante do Clube Escola Jardim Sabará recebe o troféu de destaque de Apresentação do Time, o Pit Bomba:

Tiago Ribeiro de Almeida, coordenador técnico do projeto e auxiliar da seleção brasileira júnior, entrega os diplomas para os representantes dos Clubes Pirituba e Vila Guarani, destaques na Presença e Envolvimento dos Pais:

O mascote do Clube Escola Mário Moraes recebe de Luís Maurício Santos, atual goleiro da seleção brasileira, o prêmio de destaque do Mascote, ele é o “Gatorede” do Mário Moraes:

Finalmente os resultados:

Jogos:

Na disputa de terceiro lugar, o Butantã venceu o Cambuci na água e empatou em 3 a 3 no 5° tempo, ficando dessa forma com a 3° colocação somando 5 pontos contra 4 do Cambuci.

Já na grande final, o Jardim São Paulo venceu a forte equipe de Santo Amaro nos penaltis. O jogo terminou empatado em 4 a 4. Na mediação a equipe de Santo Amaro venceu por 3 a 2 deixando o placar empatado. Como no critério de desempate prevalece o vencedor da água, o Jardim São Paulo conquistou a medalha de ouro.

Cambuci

Butantã

Santo Amaro

Jardim São Paulo

O Clube Escola Ibirapuera recebeu o prêmio de destaque da Fase de Classificação pelo fair play, união do time e disciplina tática.

Ibirapuera

Houve também a premiação dos alunos destaques de cada um dos Clubes que participaram das finais. Frequência nas aulas, evolução técnica e comportamental, fundamentos no polo e natação foram os critérios usados pelos professores para definir os alunos premiados. Eles receberam sungas da Turbo espanhola, presente de nosso atleta internacional Felipe Perrone:

Os goleiros de Santo Amaro e Jardim São Paulo receberam de Luís Maurício Santos, os gorros que utilizou em partidas internacionais:

Avaliação do Grupo (Comportamental e Criação):

Na avaliação do grupo, as Zonas Norte e Sul terminaram empatadas com 21 pontos enquanto a Zona Oeste somou 20 e a Zona Leste 19,5. Os representantes de cada área receberam os troféus das mãos de André Cordeiro (Pará):

Agora o grande Resultado Final da I Liga de Polo Aquático – Circuito Esportivo Clube Escola:

4º colocado Zona Leste com 22,5 pontos:

3º colocado Zona Oeste com 23 pontos, recebe o troféu de Felipe Santos (atual capitão da seleção brasileira):

2º colocado Zona Sul com 24 pontos:

1º colocado Zona Norte com 25 pontos:

Parabéns Zona Leste: Cambuci, Vila Curuçá, Vila Manchester!

Parabéns Zona Oeste: Butantã, Ibirapuera, Mário Moraes, Lapa!

Parabéns Zona Sul: Santo Amaro, Jardim Sabará, Vila Santa Catarina, Vila Guarani!

Parabéns Zona Norte: Jardim São Paulo, Santana, Pirituba, Vila Maria!

Parabéns Clube Escola Polo Aquático!

Concluímos assim mais um ciclo de trabalho…

Equipe Oficina na Piscina

About these ads

Sobre oficina na piscina

Oferecer às crianças e adolescentes do ensino público atividade esportiva paralela às atividades escolares,sob a perspectiva sócio-educativa, complementando a sua formação. Disseminar os conceitos de cidadania aos educadores e educandos e auxiliar o Governo no cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente. Inserido no programa Clube Escola da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo,Oficina na Piscina utiliza o pólo aquático como ferramenta para a educação. As aulas são oferecidas a alunos entre 10 e 16 anos, preferencialmente matriculados em escolas públicas do entorno dos Clubes.
Esse post foi publicado em Eventos, I Liga de Polo Aquático Clube Escola e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Resultados da I Liga de Polo Aquático – Circuito Esportivo Clube Escola

  1. Ana Luiza disse:

    Adorei!
    Que lindo dia, as fotos ficaram ótimas e parece que foi bem divertido!

  2. Fernanda Beltramini disse:

    Mais fotos, e ainda uma história pra contar. Lembrando de todos os momentos durante esse mês de maio. Excelenteee! Tudo muito bem trabalhado e executado!!! Ficou muito bom!! Beijos

  3. Duda Souto disse:

    Ouvi falar desse projeto ha algum tempo atras, achei a idéia interessante mas não tinha idéia da dimensão nem da abrangência do mesmo.
    Como amante do esporte, ex-jogador e ex-técnico, o que vi nas imagens acima são a realização do sonho de qualquer educador que ame o polo aquático.
    Voces conseguiram aliar qualidades formativas importantíssimas em um cidadão, a todos os benefícios amplamente conhecidos da prática esportiva. Desenvolver um projeto desses com futebol, volei ou basquete já seria muito legal, mas com polo aquático………parecia um sonho pra qualquer um que ja tenha trabalhado com isso.
    Pois bem amigos, voces realizaram esse sonho e confesso que fiquei emocionado ao ver a matéria e as fotos.
    PARABÉNS, meus cumprimentos e respeito a todos os envolvidos nesse projeto.

    Abraço a todos,
    Duda – ex-Fluminense

  4. Ju Andrade disse:

    Uau! Q vitória! Em cada rosto, gesto, gol… Genial o projeto e mais ainda os resultados. Ano q vem tem mais?! É só chamar q a gente vai engrossar o coro nas arquibancadas. abs e parabéns a todos.

  5. Sayara disse:

    Oii ficoou muito legal mesmo as fotos
    gosto de polo muitoo fasso a três anos e meio
    meeu sonho é ser jogadora de polo aquatico
    isso eu seei que é muito dificil de conquista mais eu seei que nunca posso dessisti dos meu abjetivos na vida porisso que do meu melhor na agua assim comos os outros
    pos estou aqui pra dizer que eu amo muito polo aquatico .
    parabéns para todos
    um grande beijo0 : sayara

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s